7 Truques para decorar um quarto infantil gastando pouco
Decorar um quarto infantil pode parecer mais fácil do que se imagina, com algumas dicas simples você pode garantir um lugar com a cara de seu filho que cabe dentro do seu bolso:
1 – Móvel Designer
Aposte em um móvel de designer diferenciado para dar destaque à decoração, fazendo todo o resto de forma simples e combinando com o móvel diferente.
Dessa forma você pode investir um pouco mais em uma peça e economiza nas demais. Essa técnica valoriza o móvel diferenciado e garante uma economia e tanto no restante dos itens de decoração.
Quer algumas idéias?
Confira a seleção de móveis temáticos que separamos para você:
2 – Utilize nichos e prateleiras
Os nichos são ótimos para guardar brinquedos, livros e outros itens dos quais as crianças gostam muito, ao mesmo tempo que os transformam em parte da decoração.
Qual criança não quer ter seu brinquedo preferido participando do ambiente divertido de seu quarto?
Uma dica é dividir parte dos nichos e prateleiras mais altas e outras mais baixas, colocando no alto o que a criança usa menos e no baixo o que a criança usa mais.
Se a criança já utiliza computador, aposte nos painéis que ocupam pouco espaço e são uma ótima opção.
3 – Guarda Livros
Tenha um espaço para guardar os livros separado dos brinquedos. Criança adora histórias e seria ótimo se pudessem ter seus livros preferidos sempre á mão, mesmo que eles ainda não saibam ler, adorarão folhear suas páginas para ver as imagens e relembrar a história.
4 – Aposte nas almofadas
Almofadas são itens de grande ajuda na decoração, pois custam pouco e são facilmente manuseadas de forma a mudar a decoração facilmente.
Você pode ainda ver alguns vídeos online de como customizar as almofadas com coisas que temos em casa e tornar o ambiente único.
Se preferir comprar, existem inúmeros modelos de almofadas temáticas, com cores, desenhos e formatos diferenciados para usar e abusar.
Se a cama da criança for de lado, estilo cama babá, você pode encher a lateral dela toda com almofadas que ficará lindo!!
Algumas sugestões:
5 – Para os pequenos: Deixe os brinquedos à mão das crianças
Deixar os brinquedos à mão das crianças, sem dúvida é o ponto principal da
organização de qualquer ambiente. Procure criar formas de facilitar a vida dos pequenos, que ainda estão aprendendo a se organizar no seu espaço, criando regras simples das quais eles possam entender e seguir.
Uma dica é usar caixas organizadoras de cores diferentes para cada tipo de brinquedo. Você pode, por exemplo, usar a caixa verde para guardar as pelúcias e a vermelha para carrinhos ou bonecas. Para incrementar, você ainda pode imprimir imagens do que está sendo guardado na caixa, para facilitar a identificação visual da criança.
Outra dica fantástica é usar caixotes de feira, pintando de cores coloridas e forrando internamente com tecido estampado. Usei isso no quarto da minha filha e ficou lindo!! Uma observação nessa situação é que se deve usar cola, jamais grampeadores que podem machucas as crianças, e deixar a cola secar totalmente antes da utilização.
6 – Para crianças maiores, utilize pequenas estantes.
Como as crianças maiores já tem noção de organização, então você pode usar estantes para guardar seus brinquedos e livros.
Se quiser pode comprar uma estante colorida ou no formato desejado, ou se preferir economizar, pode comprar uma bem barata e customizar.
Para decorar o quarto de minha sobrinha utilizamos uma estante preta de plástico, que pagamos R$ 30,00 e pintamos de rosa com tinta spray. Ficou com a cara dela e gastamos quase nada.
O bom de se utilizar estante, é que amadurece o senso de organização da criança, que não poderá mais deixar tudo jogado e terá de ter mais organização para guardar seus pertences.
Veja algumas possibilidades:
7 – Envelopamento de móveis
Se você já tem os móveis e quer fazer algo para dar uma cara nova, pode contratar um profissional para envelopa-los.
Essa técnica consiste em fazer um adesivo personalizado e aplicar sobre os móveis. Fica lindo e mais barato que comprar um móvel temático.
Se você quer apenas mudar a cor dos móveis, uma dica que usei e aprovei é envelopa-lo com papel contact. Eu estava com o orçamento meio curto para decorar o quarto da minha filha e tinha um guarda-roupa que era meu, na cor tabaco e branco de 6 portas. Envelopei as 4 portas com contact pink (2 em cada extremidade - foto ao lado) e as 2 do meio com contact estampado de princesa.
Depois troquei os puxadores por outros infantis, desses que se compra em lojas de infantil. Ela adorou e mostrou a foto para todos os amiguinhos. O gasto para isso foi de pouco mais de cem reais.
Se você também gosta de por a mão na massa, pode tentar várias alternativas. Eu fiz 2 porta livros para minha filha (sim, ela gosta muito de livros, apaixonada).
O primeiro foi com caixote de feira.
Parece difícil?
Acredite, este foi o primeiro artesanato que fiz na minha vida! Muito fácil!
Tem até um banquinho em cima para aproveitar o momento da leitura.
O segundo foi feito com restos de madeiras usadas que estavam no quintal de casa. Só as letras que foram compradas e pintadas.
Nada como uma boa tinta para fazer acontecer!!
Gostou das dicas? Deixe seu comentário.