Quer fazer a criançada se mexer no final de semana? Que tal jogar TACO?
Criança que é criança gosta de brincar, correr, agitar... mesmo com a popularização dos jogos de tabuleiro, tablets, smartphones e vídeo games mais modernos, nada disso substitui a interação e alegria de uma brincadeira ao ar livre, com outras crianças e com a família.
Que tal uma brincadeira que, com certeza, você brincou ou já viu quando era criança?
Hoje vamos relembrar uma brincadeira muito comum nos anos 80 e 90, chamada TACO ou BETS, uma versão simplificada do Baseball.
Além de ser uma brincadeira muito divertida, TACO ou BETS é um jogo que estimula a agilidade, cooperação, coordenação motora, atenção, mira, velocidade e força.
Antes de postar, fiz o teste com as crianças da família para ver se a brincadeira agradaria a geração atual em seus gostos mais modernos (risos). Foi um sucesso, com direito à pedido de mais partidas no próximo final de semana!
Então, vamos ao jogo:
Inicio: Primeiramente, aconselhamos a separar as crianças por faixa etária, de forma que não fiquem com grande diferença de idade entre eles.
Caso o número de participantes e não seja suficiente para fazer essa divisão, procure orientar o jogo de forma que todos se divirtam.
Local: O Local ideal para esse jogo é uma quadra esportiva, ou caso não seja possível, procure um lugar amplo e seguro para as crianças durante a brincadeira.
Material necessário:
uma bola de tênis
bastões (que podem ser feitos com cabo de vassoura)
lata ou garrafa para servir de base
giz para marcar a base
Número de participantes: 4 ou mais.
COMO JOGAR:
Divida grupo em dois times: um começa com os tacos – são os rebatedores – e outro com a bola – são os lançadores.
No campo, desenhe dois círculos com giz no chão distantes cerca de 10 a 15 metros uma da outra. Dentro dele ficarão as bases, que são as latas ou garrafas.
À frente das bases ficam os rebatedores e atrás do limite das bases os lançadores, como mostra a foto abaixo.
O objetivo de cada equipe é disputar a posse do taco, pois só assim se consegue pontos.
Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores devem defender a base com o taco, rebatendo a bolinha.
Atenção ao fato de que quando a bolinha for lançada, os rebatedores deverão estar com o taco dentro do circulo da base e os pés fora do circulo.
Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.
Quando a dupla está com a bolinha, tentará recuperar a posse do taco, derrubando a garrafa.
Quando o lançador pega a bola, os rebatedores param de correr, colocando os tacos na base novamente.
Ao pegar a bola, se o rebatedor estiver com o taco fora da base, o lançador pode derrubar a base com a bolinha. Se a base for derrubada, os times trocam de posição.
Se houver mais de duas duplas os rebatedores saem, os lançadores viram rebatedores e uma nova dupla ocupa os lugares de lançador.
É possível incorporar outras regras mais avançadas ao jogo:
Se os rebatedores estiverem com o taco fora do circulo da base ou os pés na linha ou fora da base a qualquer momento do jogo, poderá ser queimado, invertendo a posse do taco.
Se rebater é obrigatório fazer ponto, e a dupla da bolinha poderá pegar a bola e queimar o inimigo (ou derrubar a base) se o taco estiver fora da base, mas apenas se o taco estiver fora da base. Rebatendo tem que fazer ponto, ou bater os tacos.
Se o taco estiver fora da base quando o jogador da outra equipe pegar a bolinha lançada pelo parceiro, ele poderá derrubar a base dos rebatedores ao pegar a bolinha, mas apenas se o taco estiver fora do circulo da base.
Gostou? Deixe seu comentário